quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Entenda porque os Smartphones vão substituir os celulares convencionais


Há alguns anos atrás, Smartphones eram vistos como aparelhos voltados apenas para Executivos e viciados em tecnologias. Claro que maior interesse era mesmo para esse publico, pois esses aparelhos funcionavam como escritórios móveis, permitindo o uso de aplicativos como acesso e envio de e-mails, edição e visualização de Word, Excel e Power Point, entre outros programas que podem facilitar a vida no dia-a-dia.


Depois do lançamento do primeiro IPHONE em 2007 houve uma quebra de paradigmas. Assim os aparelhos anteriores, que eram voltados a coisas muito especificas, não tiveram sucesso em atender a necessidade que o aparelho da Apple veio criar. 
Assim em 2008 a Google lança seu Android com o HTC Dream, como uma opção ao aparelho da Apple, dessa forma foi a aquisição desses produtos foram aumentando gradativamente, e ganharam muitas versões em diferentes marcas (no caso do Android, por ser baseado em código livre, pode ser disponibilizado para diversas empresas de telefonia). Assim surgiram inúmeros aplicativos novos, tanto para sistemas Symbrians (Nokia), BLACKBERRY OS (RIM), Android (Google), IOS (Apple) e Windows Mobile (Windows).
As pessoas tornaram-se mais conectadas e cresceu desejo de fazer parte dessa network, que somente esses aparelhos podem oferecer. Conforme pesquisa feita sobre hábitos dos usuários de Smartphone, os consumidores passam mais tempo vendo Redes Sociais, Musicas e Esportes. Claro que essa pesquisa foi realizada em 2010, mas podemos notar que esse perfil combina muito com os usuários brasileiros.
 

Podemos observar no mercado uma forte procura por estes aparelhos, já existem aparelhos com preços mais acessíveis, que faz o usuário pensar duas vezes antes de adquirir o celular convencional, claro que este produto vai existir por alguns anos, mas sua sobrevivência nesse mercado vai ser cada vez mais difícil.
Como mostra a seguir o gráfico sobre o crescimento dos computadores pessoais, smartphones e tablets, interessante são ver onde estamos e talvez iremos conforme o crescimento.






Podemos concluir que nossos antigos celulares vão deixar de circular no mercado, pois necessitamos ficar cada vez mais conectados na web, seja através do Wi-Fi, 2G, 3G ou 4G, e são os smartphones que possibilitam esse tipo de conexão através dos seus aplicativos, resultando na maior interação entre os usuários.

Referências:

Nenhum comentário:

Postar um comentário